DançaMúsica

Prêmio Forró Fonte da Felicidade movimentou a cena do Forró Pé de Serra

Foram mais 280 nomes indicados em 19 categorias e no Instagram, o Prêmio teve mais de 500 mil impressões.

Lançado na metade do mês de dezembro, antes do Natal, o prêmio Forró Fonte de Felicidade 2023 pegou a comunidade forrozeira de surpresa e foi conquistando o público. Foram 19 categorias, contemplando músicos, DJs, professores de dança, casas, baladas de forró e produtores culturais. A votação foi popular, fato que já no início conquistou o apoio de bandas importantes como Ó do Forró: “Sabemos que a arte é subjetiva e intuitiva, não há uma régua que meça melhor ou pior. É tudo uma questão de estado de espírito e universo particular, vivência. Mas o fato dessa campanha ter sido direcionada ao povo, o público, votação popular, isso é de grande valia pra mim. Porque o público, o povo, é nossa real e única preocupação…”, texto publicado no perfil da banda Ó do For. Trio Dona Zefa, Nicolas Krassik, Cicinho Silva, Jotta Junior e Filpo Ribeiro também apoiaram a premiação e viram no projeto uma importante ferramenta para dar visibilidade aos músicos e professores de forró, principalmente por ser votação popular. Para Filpo, foi importante divulgar novos nomes, músicos que não figuram no mainstream, dar visibilidade as essas pessoas que fazem um forró de qualidade, mas que o grande público não conhece.

O prêmio, foi idealizado por Forró Fonte da Felicidade e faz parte de um projeto que foca na dança de forró como uma poderosa ferramenta para o bem-estar, com infinitos benefícios para as pessoas. Forró Fonte da Felicidade quer chegar à TV, veja o piloto gravado e disponível no YouTube, mas vimos a necessidade de antes fortalecer o conceito do projeto. Nossa página no Instagram, cresce a cada dia e nossos conteúdos todos são baseados nos depoimentos de músicos, dançarinos e profissionais de saúde atestando os benefícios da dança. Ou seja, quem faz o Forró Fonte da Felicidade é a galera do Forró, fazemos apenas uma curadoria do conteúdo.

O Prêmio Forró Fonte da Felicidade, embora seja um projeto antigo, saiu da gaveta com a entrada da influencer Déia Forrozeira. Déia está no forró há pouco tempo e foi através da dramaturga e escritora Deborah Goldemberg (hoje nossa cronista), que na época lançou a peça Forró For All que a paixão pelo forró começou. “Comecei numa aula de forró em agosto de 2022 e me enturmei com o pessoal da peça através do professor Marcelo Barbosa (que também fez parte do espetáculo), comecei a divulgar a peça e depois disso, passei a frequentar o Remelexo, Canto da Ema, Forró do Provolone e Forró dos Ratos, mas foi a energia do Forró do Provolone que me fez mergulhar no Forró”.

Déia Forrozeira. Embaixadora do Prêmio

Déia hoje é uma das figuras mais conhecidas no meio, ganhadora do Prêmio SP Forró (Certificado de Reconhecimento Cultural por divulgar o forró) e foi através dela que a premiação ganhou projeção. Déia agregou novos nomes, conversou com diversas pessoas e se tornou a embaixadora do Prêmio. A divulgação e votação do Prêmio aconteceu nas páginas da influencer @deiaforrozeira, @forrofontedafelicidade e nesse site.

Consultas com especialistas e críticas

Consultamos alguns especialistas como músicos e professores de dança antes de lançar a premiação, mas nem tudo foram flores. Algumas pessoas torceram o nariz e apontaram a falta de especialistas indicando nomes nas categorias. Para sanar esse problema, abrimos ainda na primeira fase, a possibilidade de qualquer pessoa incluir nomes que ficaram de fora da primeira indicação e até novos nomes. Alguns chegaram a comentar que a premiação favorecia as pessoas que tinham vários seguidores e que a competência não estava sendo levada em consideração. Ouvimos também que alguns famosos não se envolveram para dar espaço aos novos. Faz sentido, mas nenhum nome foi preterido. Todas essas críticas foram incorporadas pela organização para a a próxima premiação.

A primeira fase da premiação aconteceu de 18 de dezembro à 24 de dezembro. Em cada categoria, os 4 nomes mais votados foram classificados. A segunda fase, que elegeu o melhor em cada categoria, aconteceu de 26 de dezembro à 01 de janeiro.

Votos anulados

No Instagram, a votação foi feita através de enquetes, onde apenas 4 nomes eram permitidos. Algumas categorias chegaram a ter até 5 posts, cada uma com 4 nomes. A vantagem era que os votos eram computados na hora e cada um podia votar apenas uma vez através do seu perfil. O mesmo não aconteceu no site, a organização abriu a possibilidade de a pessoa votar no Instagram e no site. Mas no site, um bug permitia a pessoa votar mais de uma vez se o mesmo entrasse no modo “anônimo” ou “privados”, prática não tolerada pela organização e, na própria página de votação, nos comentários alguns reclamaram da possibilidade de votos duplicados, porém, em respostas, foi dito que uma auditoria seria feita. No site, foram mais de 25 mil votos, e após a auditoria foram anulados mais de 1.500 votos, principalmente nas categorias DJ e professor. Nas demais categorias, não houve votos nulos significativos, porém, quem votou mais de uma vez, foram detectados através do IP e os votos foram anulados. A organização se orgulha em dizer que não houve favorecimento a nenhum nome.

Números surpreendentes

No Instagram, o prêmio atingiu mais de 450 mil visualizações e mais de 500 mil impressões. Ao todo, aproximadamente 280 nomes foram indicados nas 19 categorias. Os números mostram o potencial desse nicho tão especial que é o Forró Pé de Serra.

Repercussão

Além da Banda Ó do Forró, outros artistas também se manifestaram nas redes sociais. Na categoria Melhor Canção de Forró, a música Preciso do Seu Sorriso, interpretada por Mariana Aydar ficou em primeiro lugar, seguida por Maria Forrozeira, interpretada por Thais Nogueira e Forró na Casa do Kokada, interpretada por Flavinho Lima. “Ah, que honra, obrigada gente! Como eu amo essa música de João Silva e Enok. E essa gravação com nosso eterno mestre Dominguinhos é muito especial pra mim”, comentou a intérprete que também ressaltou os outros classificados: “E ainda ao lado dos meus amores @oficialthaisnogueira e @flavinholimaoficial5“, escreveu Mariana Aydar. “Preciso do Seu Sorriso! Música composição do meu padrinho musical, o poeta João Silva em parceria com @enokvirgulinhooficial que alegria! E que bom, Maria Forrozeira está incluída nisso tudo! Tô com o coração FELIZZ!”, acrescentou Thais Nogueira.

Em Melhor Instrumentista de Forró, o violinista Nicolas Krassik, foi eleito o melhor, seguido pelo guitarrista Digo Ferreira e por Lucas Percussão. “Que honra!!! No meio de tantos instrumentistas incríveis! Honrado em representar o violino, nesse gênero musical que eu amo de paixão. Obrigado!!”, escreveu Nicolas Krassik.

O Trio Dona Zefa, eleito como a Melhor Banda/Trio de Forró, também se manifestou: “Aaaaa nem sei como agradecer a lembrança de nossos amigos e amigas forrozeira! Fico envergonhado com tanta gente boa! Fico feliz e honrado! Obrigado @forrofontedafelicidade @deiaforrozeira“.

Adan Oliveira, zabumbeiro do Ó do Forró, eleito o terceiro melhor da categoria também se manifestou: “Gente, eu agradeço imensamente só em ter sido citado e lembrado. Ainda mais a responsabilidade de ser um desses três. Tem tanta gente boa fazendo música. Tantos músicos bons passaram por essa lista…Honro a história de cada um, principalmente a dos grandes mestres que vieram antes de mim, como Dió de Araújo, por exemplo e claro, meu saudosos Seu Jaime, o cara que vi tocar desde criança. Tudo isso é por ele, aliás. Obrigado a cada um de vocês que vieram e me trouxeram tantas palavras legais, prometo fazer jus e honrar sempre. Viva a música brasileira @forrofontedafelicidade e @deiaforrozeira, parabéns pela iniciativa. Esses movimentos agregam positivamente para o forró. Todos os gêneros musicais do mainstream fazem essas coisas. No forró, quando fazem, alguns querem julgar ou criticar. Apenas continuem, esse é meu lema! Bjooo”

Miliduki. A casa da Zona Leste.

O ambiente acolhedor dessa casa de forró, localizada na Zona Leste de São Paulo conquistou o público e ficou em primeiro lugar, na frente das tradicionais casas como o Canto da Ema e Remelexo. “Somos como família que nós tratamos com respeito, ficamos muito felizes pelos Trios, Bandas, DJs e Professores, que também fazem parte dessa festa maravilhosa que é o Forró, obrigado por cada um que votou em nos optar pela melhor casa de Forró… pois como sabem, somos muito pequenos, comparando estrutura e localização…”, texto publicado pela casa.

Veja abaixo os vencedores e a colocação dos 10 primeiros nomes em cada categoria e o número de votos dos 3 primeiros colocados.

Melhor Banda/Trio de Forró

  1. Trio Dona Zefa (967 votos)
  2. Forroçacana (400 votos)
  3. Ó do Forró (352 votos)
  4. Falamansa                  
  5. Dois Dobrado
  6. Trio Alvorada
  7. Raiz do Sana
  8. Trio Malaquias
  9. Forró Fia
  10. Peixelétrico

Melhor Instrumentista de Forró

  1. Nicolas Krassik – violino (545 votos)
  2. Digo Ferreira – guitarra (333 votos)
  3. Lucas Percussão (170 votos)
  4. Felipe Gomide – rabeca         
  5. Chica Brother – zabumbatera
  6. Filpo Ribeiro – rabeca, viola e marimbau
  7. Duani – multi instrumentista
  8. Pedro Santos – pandeiro
  9. Anderson Anjos – cavaquinho
  10. Zé Pitoco – multi instrumentista

Melhor Fotógrafo de Forró

  1. Fabbinho (353 votos)
  2. Galvão (164 votos)
  3. Angélica (133 votos)
  4. Django

Melhor Show de Forró

  1. Ó do Forró (217 votos)
  2. Trio Alvorada (213 votos)
  3. Falamansa (194 votos)
  4. Flavinho Lima
  5. Dois Dobrado
  6. Mariana Aydar
  7. Nicolas Krassik
  8. Elba Ramalho
  9. Rastapé
  10. Mestrinho

Melhor Produtor Cultural de Forró

  1. Magno – Forró de Terno (292 votos)
  2. Léo – Provolone (216 votos)
  3. Paulinho Rosa – Canto da Ema (174 votos)
  4. Atalita – Forró dos Ratos
  5. Fabio Madruga – Remelexo
  6. Andressa – Forró das Minas

Melhor Professor de Forró

  1. Erika Takano (535 votos)
  2. Marcelo Grangeiro (521 votos)
  3. Jemerson (498 votos)
  4. Paz no Forró               
  5. Mara Figueiredo
  6. Danilo Rosendo
  7. Jotta Junior
  8. Ramon Santos
  9. Ellen Trize
  10. Julie Médous

Melhor Canção de Todos os Tempos

  1. Asa Branca – interpretação: Luiz Gonzaga (215 votos)
  2. Espumas ao Vento – interpretação: Flavio José (198 votos)
  3. Feira de Mangaio – interpretação: Clara Nunes (189 votos)
  4. Gostos Demais – interpretação: Dominguinhos        
  5. Ai que Saudade D’ocê – interpretação: Elba Ramalho

Balada Avulsa

  1. Forró Djubi (428 votos)
  2. Forró dos Ratos (375 votos)
  3. Forró do Provolone (326 votos)
  4. Bar do Baixo
  5. Forró dos Amigos
  6. Forró de Terno
  7. Jai Club
  8. Forró Secreto
  9. Forro da Autêntica
  10. Canto Madalena

Melhor Festival de Forró

  1. Fenfit (306 votos)
  2. Forró na Ilha (119 votos)
  3. Festival de Verão (67 votos)
  4. Nata Forrozeira
  5. Rootstock
  6. Vem Pro Forró
  7. Que Beleza de Baião
  8. Praia do Sono
  9. Maria Forrozeira
  10. Aldeia Velha

Melhor Canção de Forró

  1. Preciso do Seu Sorriso – interpretação: Mariana Aydar (289 votos)
  2. Maria Forrozeira – interpretação: Thais Nogueira (194 votos)
  3. Forró na Casa do Kokada – interpretação: Flavinho Lima (180 votos)
  4. Que Vontade que dá – interpretação: Maria Sol
  5. Forró do Miudinho – interpretação: Coisa de Zé
  6. Forró Saracotiado – interpretação: Diego Oliveira
  7. Cordestinos – interpretação: Nicolas Krassik
  8. Contos de Beira D’água – interpretação: Filpo e a Feira
  9. Menina Bela – interpretação: Duka Santos e os Meninos do Groove
  10. Canção da Sereia – interpretação: Banda Severina

Melhor Casa de Forró

  1. Miliduki (543 votos)
  2. Canto da Ema (427 votos)
  3. Remelexo (407 votos)
  4. Forrozada Boa – Vitória

Melhor Casal /Dupla de Dançarinos

  1. Marcelo Grangeiro / Damyla Maria (437 votos)
  2. Jotta Junior / Jussara Andrade (292 votos)
  3. Nati Militão / Mara Figueiredo (192 votos)
  4. Roberta Fernandes / Danilo Rosendo

Melhor DJ de Forró

  1. DJ Ana Xuxa (567 votos)
  2. DJ Rata (412 votos)
  3. DJ Thiago Nascimento (167 votos)
  4. DJ Nego
  5. DJ Nalla
  6. DJ Naty
  7. DJ Messias
  8. DJ Keber Nobrega
  9. DJ Jadna
  10. DJ Douglas Mota

Melhor Escola de Dança

  1. Pé Descalço (238 votos)
  2. Fuá Forró (181 votos)
  3. Remelexo (161 votos)
  4. Canto da Ema             
  5. Instituto da Dança
  6. Montivideo
  7. ASR
  8. Solum
  9. Viajando Pelo Roots
  10. Espaço Filhos da Dança

Melhor Intérprete de Forró

  1. Danilo Ramalho – Trio Dona Zefa (312 votos)
  2. Mariana Aydar (256 votos)
  3. Sivaldo Fernando – Ó do Forró ( 208 votos)
  4. Flavinho Lima
  5. Janayna Pereira
  6. Tato (Falamanasa)
  7. Tiziu do Araripe
  8. Elba Ramalho
  9. Dió de Araujo
  10. Carla Casarim (Bicho de Pé)

Melhor Zabumbeiro

  1. Murilo Ramalho – Trio Dona Zefa ( 370 votos)
  2. Dió de Araújo (307 votos)
  3. Adan Oliveira – Ó do Forró (259 votos)
  4. Feeh Silva
  5. Thais Nogueira
  6. Gustavo Zabumbeiro
  7. Paulo Henrique (Peixelétrico)
  8. Marujo Zabumbada (Duka Santos e os Meninos do Groove)
  9. Zito (Trio Sabiá)
  10. Vitor Mariá

Melhor Triangulista de Forró

  1. Janayna Pereira (359 votos)
  2. Flavinho Lima (313 votos)
  3. Sivaldo Fernando (168 votos)
  4. Paulino Saculejada
  5. Deda Silva (Forró D2)
  6. Alex Corrente
  7. Adelmo Nascimento (Trio Virgulino)
  8. João Carlos (Trio Soriano)
  9. Edinho Chupa Kabra (Trio Forrozão)
  10. Diego Germano (Coisa de Zé)

Melhor Sanfoneiro de Forró

  1. Mestrinho (474 votos)
  2. Nando Nogueira (199 votos)
  3. Lucas Oliveira – Sudestino (125 votos)
  4. Enok Virgulino
  5. Cosme Vieira
  6. Cicinho Silva
  7. Rodrigo Braga (Trio Alvorada)
  8. Clayton Gama (Bicho de Pé)
  9. Nanda Guedes
  10. Luiz Santos (Peixelétrico)

Revelação Musical

  1. Maria Sol (224 votos)
  2. Nanda Guedes (202 votos)
  3. Duka Santos e os Meninos do Groove (164 votos)
  4. Fran Nobrega
  5. Paula Zeferino
  6. Diego Oliveira
  7. Os Fulanos
  8. Neide Nazaré
  9. Aydê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *