DestaquesSaúde

Os benefícios da dança na saúde física e mental

Veja como dançar Forró pode ajudar a melhorar sua saúde física e saúde mental. Além de ser um exercício físico, promove a socialização entre as pessoas

.

A dança, antes de tudo, é um exercício físico e a atividade física é hoje recomendada para todos. A diretora do NeuroFit Lab da McMaster University Jennifer Heisz estuda a interação entre saúde física e emocional e como o exercício físico ajuda a evitar ou tratar a depressão, a ansiedade, o estresse e outras condições de saúde mental. Em seu novo livro, Move the Body, Heal the Mind (Mexa o Corpo, Cure a Mente, em tradução livre) Heisz detalha a ciência mais recente sobre exercícios e saúde mental. “Os efeitos do movimento na mente são tão profundos e fascinantes”. A recomendação é por exercícios leves a moderados como caminhar, andar de bicicleta, nadar ou dançar. Mas dançar vai além dos benefícios do exercício físico. Num recente artigo publicado no The Washington Post, a escritora Starre Vartan,  relata como a dança a ajudou nesta época de pandemia: “Dançar me fez sentir aliviada, relaxada e até mesmo contente de um jeito que não conseguia nadando ou correndo. Essas atividades só esgotam meu corpo, mas a dança limpava meu coração e aquietava minha mente também”.

Para a coach Lidiane Migliorini, a dança a dois é uma relação constante de estímulo e resposta, onde a profundidade da entrega e os passos são sincronizados conforme a confiança vai sendo construída. Portanto, nem todos podem se beneficiar plenamente da dança se não estiverem preparados para essa entrega. Agora, quem o faz pode alcançar um estado de espírito próximo ao nirvana

“Atividades físicas só esgotam meu corpo, mas a dança limpa meu coração e aquietava minha mente”

Starre Vartan – escritora

Os benefícios na saúde mental

Um estudo revelou que a dança diminui a depressão, melhora e estabiliza a qualidade de vida em pessoas com Alzheimer e tem um efeito positivo no “desempenho cognitivo, físico, emocional e social” dos que têm demência. Segundo a psicóloga Vanessa Caetano (veja matéria aqui), frequentadora de uma das casas de Forró de São Paulo, quando você dança (Forró) seu cérebro está em plena atividade liberando os neurônios conhecidos como transmissores da felicidade: serotonina, dopamina, endorfina e ocitocina. “Existe o contato com outras pessoas, a realização do desafio de dançar, o exercício físico, treinos cognitivos, a conexão entre os corpos e o possível contato verbal que pode acontecer e se transformar em amizade. É uma excelente forma de socialização e relaxamento”, conclui a psicóloga.

O acolhimento do Forró

Forró. O Forró Pé de Serra, o Forró Raiz é um ritmo fácil de aprender Em relação a outros ritmos o Forró é mais democrático, mais inclusivo e é mais fácil você encontrar uma casa para dançar Forró Pé de Serra do que um lugar para dançar gafieira, bolero, samba, tango ou qualquer outro ritmo. Além disso, ele tem como característica o acolhimento. “Isso eu não senti em outros ritmos”, diz a publicitária e professora de Forró Nati Militão. Mas o Forró vai além, e por ser uma atividade tão encantadora está se espalhando para o mundo inteiro como Alemanha, França, EUA, Japão, Rússia, Suíça, Espanha, Portugal, Canadá, etc.

O Forró é o ritmo mais democrático onde todos podem dançar. Nati Militão, professora de dança da Fuá Forró

E porque o Forró conquista tanto os gringos? Para o maestro, compositor, arranjador e professor de Forró Rafael Piccolotto de Lima, é a atividade social mais encantadora para se conectar com outras pessoas. Um lugar para se desestressar, para encontrar amigos. Quando você se permite dançar Forró, geralmente você dança com várias pessoas numa noite e, aqueles minutos onde duas pessoas estão dançando “a gente faz conexão com a nossa identidade através do corpo, não é uma parte racional. Não é sentando, conversando e teorizando sobre, é experimentando através do corpo” uma nova forma de comunicação, diz a professora Amanda Faria, que também é uma frequentadora assídua do Forró. Então? Já viu os benefícios de dançar Forró Pé de Serra, né? Para finalizar, a escritora Deborah Goldemberg relata: “Já teve inúmeras vezes em que eu estava triste ou descrente ou o que fosse e a gente vem para o Forró e sai com outra energia e a vida fica toda mais alegre”.

Veja aqui 6 benefícios da dança

One thought on “Os benefícios da dança na saúde física e mental

  • Lázaro Pereira

    Excelente reportagem, os meus alunos do ensino terão acesso a essa reportagem.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *