Itaúnas, a meca do Forró
Itaúnas, município de Conceição da Barra, no Espírito Santo é considerado a meca do Forró e tem o ápice em julho quando se realiza o Fenfit (Festival Nacional de Forró de Itaúnas)
Para os amantes do ritmo, conhecer Itaúnas é quase obrigatório e para quem pretende ir, deve se preparar com antecedência. É necessário reservar a pousada, camping ou até alugar casa, mas com antecedência, próximo aos dias que antecedem os eventos é quase impossível conseguir um lugar para ficar.
Fenfit. O festival de forró é a cereja do bolo
A cereja do bolo é o Fenfit (Festival Nacional de Forró de Itaúnas) que acontece no mês de julho. E tudo começou em 1988, na época, existia apenas os bailes da comunidade e pouquíssimos estabelecimentos comerciais, apenas um restaurante e uma pousada. Foi então que os donos do restaurante e do bar, descobriram o sanfoneiro Luiz Geraldino. Ele começou a se apresentar no Bar Forró e a moda pegou. O turismo na cidade ainda estava engatinhando, mas o Forró de Itaúnas começou a se espalhar, atraindo turistas de todo Brasil, principalmente de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória. Hoje não é incomum encontrar pessoas do mundo inteiro quando o Festival se realiza.
O início. Como o forró se estabeleceu ali
O Festival começou em 2001, aproveitando o sucesso que a pequena vila, localizada no extremo norte do Espírito Santos, alcançava com o ritmo e já lançou muita gente do Forró Pé de Serra e continua até hoje a lançar. São 7 dias de muito Forró, com premiação para as bandas vencedoras e muita atração de grandes nomes do Forró. Artistas como Marinês, Dominguinhos, Mestre Zinho, Geraldo Azevedo, Falamansa, Rastapé, Mestrinho entre outros já passaram pelos palcos das duas casas tradicionais: O Bar do Forró e o Buraco do Tatu.
Outra data que também costuma lotar a vila é o Festival de Verão que acontece na época do réveillon. O sucesso da vila vai além e foi dali que surgiu o “roots”, um novo jeito de dançar Forró. O roots, ícone da sensualidade, nasceu no local disseminado pelos locais, mistura um pouco o estilo tradicional de dançar com passos mais elaborados e hoje ganha o mundo.
As Dunas e praia de Itaúnas
Mas Itaúnas não é só Forró, a praia e as dunas são outras maravilhas do local, além da saborosa culinária local. Para quem chega na vila, formada pela rua principal e outras adjacentes pode começar o dia curtindo uma praia, porém para chegar até as areias você terá que caminhar um pouco e atravessar as dunas. É um percurso de mais ou menos um quilômetro, mas vale cada esforço.
A praia conta com alguns bares que dispõe de guarda sol e cadeiras de praia com serviços para garantir a cerveja gelada e petiscos enquanto você curte o sol e o mar. Para quem gosta é possível fazer longas caminhadas beirando o mar na extensa praia do local. No almoço os restaurantes já começam a ficar lotados e é possível você encontrar pratos para todos os bolsos, desde um simples prato feito até uma moqueca capixaba ou um saboroso bobó de camarão.
Forró da padaria. Forró o dia inteiro
Durante esses eventos, é possível fazer aulas de Forró durante o dia. Professores especializados reúnem aqueles que querem fazer bonito a noite, as aulas são para iniciantes ou intermediários. Fim de tarde, os visitantes vindos da praia já arriscam uns passos na calçada da Padaria onde um trio de Forró já está dando início porque a noite o Forró atravessa a madrugada e às vezes de manhã é possível que ainda tenha gente num dos locais.
As atrações se dividem no Bar do Forró e no Buraco do Tatu, ambas as casas, tem amplo espaço para dançar e curtir. A restrição fica por conta das poucas marcas de cervejas disponíveis no local. Cada local nesta época conta com vários shows na mesma noite. É possível, durante a noite, sair e voltar do local com um controle de pulseira. Outro local onde o Forró se manifesta é no Café Brasil, a casa é uma opção quando os eventos acabam nas duas grandes casas. Para quem curte reggae, o Bar da Ponte é uma opção.
Como chegar
O acesso para a vila de Itaúnas geralmente os visitantes chegam até Vitória de avião e dali contratam um traslado (vans) até a vila. Algumas agências de viagens podem facilitar todo o processo. Destaque para a agência campineira Mosca Turismo, onde o dono costuma acompanhar a viagem e reunir todos num churrasco de confraternização. Mas é possível contatar diretamente as pousadas e conseguir o traslado através deles. Para quem gosta de conforto, a opção são as pousadas com quartos com ar condicionado porque quem passa toda a madrugada dançando, merece descansar um pouco e com o calor rachando lá fora, um ar condicionado vai facilitar a vida.
Visite o site do Forró de Itaúnas
Veja também: Os vários ritmos dentro do Forró